segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Homenagem ao professor


Homenagem ao professor

            Aqui estou novamente querendo optar no que não fui chamado, mas como todos sabem morar em biblioteca tem suas vantagens e posso falar de um assunto que entendo e muito: A importância da figura do professor nos dias de hoje.
            Todos nós sabemos que ensinar em sala de aula está difícil e que as situações e constrangimentos pelo qual o professor passa, está cada vez pior. É de apavorar qualquer professor iniciante ou sem algum preparo.
            Ser professor, em tempos atuais, requer habilidades em sociologia, psicologia, além do conhecimento técnico de sua disciplina e, muitas vezes, ser pai, mãe, amigo... E por aí vai, uma gama de necessidades que precisa entender e aprender. Além deste conhecimento todo, o professor precisa ter habilidade e manejo com as características próprias de cada indivíduo. Isto tudo com salas superlotadas e, às vezes, sem o material básico necessário.
            Como sei tudo isso? Ora, conheço os alunos, sei que muitos pais delegam a educação dos filhos, que deve começar na família, para a escola. Já escutei coisas absurdas neste meu tempo aqui na biblioteca. Por aqui, além de estudantes interessados em aprender, escuto cada coisa que acontece em sala de aula que só com muita vocação o professor consegue ensinar. Olha que eu, grilo pensante, não sei se seria capaz!
            Penso que o professor de hoje, precisa também estar aberto às mudanças que acontecem a todo instante, as novas tecnologias e aprender todo tempo. Professor também é aluno, mas não é “burro de carga”. E com toda esta carga de trabalho, no mínimo, o bom professor deveria ganhar um salário condizente com essa responsabilidade.
            Soube o quanto ganha um professor e, honestamente, fiquei envergonhado. E, ainda mais, quando o professor se aposenta, depois de um longo tempo dedicado ao serviço público, precisa continuar trabalhando para conseguir viver dignamente.
            Enquanto, esse nosso País não entender que Educação é tudo e que sem educação não existe nenhuma outra profissão, porque ela é o início, meio e fim de toda carreira, nada muda. É preciso valorizar melhor aquele que é o sustentáculo de uma Nação e aí cobrar qualidade, comprometimento e responsabilidade.
            Sei que existem muitos professores que se desdobram com criatividade e sempre querendo aprender mais e merecem todo o apoio e consideração daqueles que administram os rumos da Educação. Sei também que há por meio de muitos profissionais empenho em melhorar cada dia mais a qualidade de ensino. A todos quero dizer que o Dia do Professor é com orgulho, o seu dia.
            Como dizia um político candidato a presidente: “Educação é a chave do meu governo” e eu, que não sou candidato a nada, concordo com ele e com Paulo Freire. Um País sem Educação não chega a lugar nenhum. Precisamos valorizar mais a classe dos professores.
            Desculpe professor pelo meu aparte. Até a próxima!  Fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário