domingo, 2 de dezembro de 2012

Solidariedade


Solidariedade

Eu, grilo pensante, estive em minha cidade e constatei o que já havia visto pela televisão: começou a época de Natal. Na rua, multidões já começam a comprar presentes visando conseguir um desconto maior. É nesta época que os empregos temporários ganham força e a luta para se tornar o melhor vendedor e ser efetivado acontece.  É a época quando os corações se tornam mais fraternos e o desejo de se tornar uma pessoa melhor toma forma.
Posso ser um grilo, mas sei da importância de ser solidário. Já visitei orfanatos e asilos e posso garantir que não existe presente maior do que o sorriso da criança ou do ancião ao receber uma palavra de carinho, mesmo que seja só em época de Natal. Eu presenciei isto, embora a minha presença seja passiva, ninguém nota um grilo solitário observando a festa. É claro que a ajuda ao próximo deveria ser durante todo o ano, mas é sempre bom começar a exercer o sentimento da solidariedade.
Este é um sentimento que mais admiro nos humanos. É uma pena que nem todos pratiquem...
Nesta época de Natal, a esperança de um mundo melhor renasce, pois a “onda de solidariedade” encontra respaldo no coração da maioria das pessoas. Acredito que todas as pessoas sentem esse sentimento fraterno aflorado em seus corações. Até eu, que não sou humano, me sinto tocado por este ato humanitário.
Costumo pensar que as mãos solidárias se entrelaçando, conseguirão ultrapassar os limites das fronteiras geográficas e, simbolicamente, abraçar o mundo. Neste abraço, há grandeza no gesto de repartir o pão e dividir com o que pouco tem. Foi o próprio Jesus que ensinou a repartir o pão para que não houvesse necessitados entre nós. Penso também na pomba da Paz, naquela que simboliza o sinal do perdão de Deus com a humanidade. Precisamos da Pomba da Paz para que ela ultrapasse as tormentas, o mar bravio que se instalou no coração da humanidade e com seu ramo verde mostre que ainda há esperança. Que ela consiga em seu trajeto espalhar poeira de paz e compreensão neste mundo tão conturbado e que necessita tanto de ajuda.
O Espírito de Natal realmente existe e está presente, em especial, nestes dias que antecedem o Natal. É quando a humanidade se despe de seus pecados e o homem faz as pazes com o Altíssimo e nessa relação de amor, cada gesto vem acompanhado de carinho e ternura.
Mas, o meu carinho hoje é para homenagear os voluntários e sua luta solidária. Aquelas pessoas que transformam parte de seu dia em ajuda humanitária. Pessoas de bem que encontraram o verdadeiro significado da vida na ajuda ao próximo. Já viajei muito, estive em diversas cidades e posso garantir que existem esses anjos que trabalham no anonimato com o único intuito de ajudar os semelhantes. Já conheci inúmeros deles como o pessoal que distribui sopa aos moradores de rua, os “Cantores da alegria” de Guarujá, que dedicam algumas horas a alegrar a vida dos velhinhos em asilos durante todo o ano e em especial no Natal e mais as que se dedicam a trabalhar em uma infinidade de bazares em Igrejas, Associações, escolas e na própria comunidade com objetivos filantrópicos.
 Alguns dirão que estão fazendo o que o Governo deveria fazer com as verbas públicas, que ao ajudá-los tira-se a responsabilidade dos Poderes Públicos, mas em minha opinião de Grilo, nada é mais gratificante do que receber um sorriso ou um agradecimento de quem recebe tão pouco. Posso assegurar que é presente insubstituível e quem ganha é aquele que ajuda.
Isto não tem nada haver com religião e sim com humanização, solidariedade com os semelhantes.
 Estou aqui e ali observando tudo e à medida que aproxima a data de Natal e vejo que o mundo todo se transforma. Eu sinto orgulho em ter os humanos como amigos. Já dei meu recado e vou continuar observando aqui e ali e ver se consigo ajudar alguém. Sei lá, nunca se sabe. Fui! Feliz Natal! Solidariedade já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário