segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Coisas do dia a dia


COISAS DO DIA A DIA

            Eu, grilo pensante, descobri uma coisa realmente preocupante: os humanos estão perdendo a capacidade de rir de coisas simples, sem intenção de ofender ou injuriar alguém. Vejo e escuto piadas de mau gosto, quase sempre com o intuito de denegrir a imagem de alguém. O sorriso e a risada deixaram de ser expressões de alegria para se tornarem zombeteiros, sarcásticos. Essa tendência pode ser percebida em muitos programas humorísticos que perderam a leveza, a simplicidade do bom humor para se tornarem impróprios e muitas vezes, repetitivos e inconvenientes. Qualquer BBB vira artista de humor em programas de TV. Joãozinho, das piadas da escola, já se diplomou no “Pânico na TV” e nos inúmeros “stand up comedy” que aparecem em concursos humorísticos e não tem mais a leveza, nem a diplomacia de épocas passadas.
            É claro que como é uma opinião pessoal, de um simples grilo que muito pensa e pouco faz, mas gosta de dar sua opinião, e que não pretende de maneira nenhuma ser levado em consideração. Cada um ouve ou fala o que quer e isto é, antes de tudo, democrático.
            Há muito tempo deixei de assistir programas humorísticos. Não gosto, não é a “minha praia”, mas ouço tantas histórias engraçadas que gosto de escrevê-las. É o dia a dia nos tornando menos rancorosos ou tristes. E dizem que quem ri muito, não envelhece. Está aí um argumento deveras interessante.
            Numa de minhas andanças, estava tranquilamente sentado no banco de um carro, quando ouvi duas pessoas conversando: a do lado do motorista, a nora e a do banco de trás, a sogra:
            - Hoje, choveu a noite toda. – a sogra iniciou o diálogo.
            -Não escutei nada. – respondeu a nora.
            - Hoje, choveu a noite toda. - repetiu a sogra, mais alto.
            - Não escutei nada. – novamente a nora.
            A sogra, ainda mais alto, insistiu:
            - Eu estou dizendo que hoje choveu a noite toda.
            - E eu estou repetindo que não escutei chuva alguma.
            Só então ambas perceberam “aquela diálogo louco”. Da minha parte, fiquei rindo sozinho, assim como o filho e esposo que estava dirigindo o carro.
            Outra história realmente interessante e, ao mesmo tempo “sem noção”, eu escutei de uma mãe que relatava histórias sobre a infância dos filhos. A mãe inexperiente, muito jovem, mas querendo acertar, levou o filho em um ortopedista. Isto se passou em meados de 1980, época em que todos os médicos ortopedistas receitavam botas ortopédicas. Parecia que a novidade havia tomado conta dos consultórios médicos e todas as crianças nascidas nesta época, sabem do que estou falando. Ela, a bota, era o terror das “canelas” de todas as pessoas que se aproximavam.
            Eu, grilo falante, estava interessado na conversa (ainda bem que ousou colocar bota ortopédica em grilo). E o “papo” continuou:
            A mãe de Rafael contava a amiga:
            - Você não sabe o que sofri com meu filho quando ele começou usar a bota ortopédica. O médico receitou a bota e eu, imediatamente, providenciei. Não queria que meu filho crescesse com a perna torta por minha causa. Coloquei a bota em seu pé e fomos passear na Bienal de São Paulo.
            Explicou que desde que saiu de casa, Rafael reclamava o tempo todo:
            -Mamãe, ta doendo muito!
            - Não filho, você que não está acostumado. O médico mandou não tirar, senão seu pé fica torto.
            - Mãe, eu não aguento!
            - Pára de reclamar, Rafa. Você é muito chorão!
            E assim foi. O menino sentava no chão, chorava, esperneava e a mãe fazia de tudo para não chamar a atenção.
            -Fica quieto, tá todo mundo olhando!
            -Quero ir pra casa, não quero mais bienal.  
            -Tá bom. Vamos pra casa. Você é muito mal educado! Lá em casa a gente conversa. - disse em tom ameaçador.
            Não teve jeito, o remédio foi voltar para casa antes do previsto. Ao chegar a casa, ele não queria mais andar e ela resolveu tirá-la:
            – Rafa, vou tirar sua bota, mas só “um pouquinho”; depois vai colocá-la novamente.
            Rafael respirou, aliviado. A mãe retirou a bota e para sua surpresa de dentro dela saiu uma pilha, daquelas pequenas, “tipo palito”, mas que no pé de uma criança pode causar grande estranho.
             A mãe de Rafael concluiu a história, entre risos e pena da amiga.
            - Coitado do Rafinha! Não merecia. Andou o tempo todo com uma pilha dentro da bota.
            Pois é, meus amigos, eu, o grilo pensante, também achei muita graça. Como vocês vêem, embora trágico, o fato não deixa de ser cômico. São estas histórias que tornam a vida mais interessante.  Quando tiver alguma história interessante, pode me procurar. Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário