domingo, 11 de agosto de 2013

Conversando com meu pai

Conversando com meu pai.

            Pai, já faz um ano! A todo instante lembramos-nos de você. E agora, pensamos também em nossa mãe, porque vocês tiveram uma velhice tão companheira, foram tão completos, que um está sempre junto ao outro em nossos pensamentos.
            Hoje, véspera do dia dos Pais e um ano de sua partida! Você sempre gostou de comemorar as datas especiais: seu aniversário, dia dos Pais, Dia do seu casamento. A comemoração era sempre a mesma: primeiro a missa, depois a Festa. Acho que foi por isso que Deus o levou um dia antes, para que pudéssemos celebrar com nossos filhos o Dia dos Pais com a mesma alegria que você comemorava essa data.   
            Agora, estamos tristes porque não o temos aqui, mas em nosso coração jamais estará ausente. Estamos presentes em uma missa pela sua alma, era assim que você sempre quis. É a nossa forma de dizer obrigado por ter permitido a nossa vinda a esse mundo, participado de nossas vidas e deixado saudade. Ela é agora a nossa companheira. A saudade vai doer sempre. Saudades de ambos, mas em algum lugar, bem perto de Deus, você está nos olhando e nos protegendo.
            Cuide sempre de nós, há lições que não apreendemos como viver com a ausência de ambos, mas sabemos que vocês farão tudo para que a saudade vire apenas uma doce lembrança. 

            Cuide da mãe por nós.  Com carinho. Seus filhos. Bjs.

Ser pai

Ser pai
Leone A.Vieira

É descobrir a capacidade de amar,
E, quantas vezes, se preciso for, perdoar.
É olhar aquela criança e agradecer a Deus,
A Dádiva Suprema, o presente recebido,
O filho tão amado, tão querido.
Dado em confiança pelo próprio Criador
Num gesto sublime do seu grande Amor!

Ser pai é ter gestos de ternura, carinho e doçura.
E compreender que a Divina missão de pai,
Vai além de sua própria compreensão.
Não é só cuidado, zelo e cobrança,
Ser pai é educar,
Fazer crescer como cidadão.
Ensinar ao filho a arte da escolha, da opção.
Nas fases de percalços, de insegurança,
Pensar sempre, em primeiro plano,
Na criança.

Ser pai é dialogar,
Orientar essa vida terrena,
Que está sobre o seu cuidado e proteção,
Ser pai é ter Deus como parceiro.
É cooperar com o Criador neste ato
De amor verdadeiro.
Disse Jesus: “Vinde a mim os pequeninos”.
“Deles é o Reino dos Céus.”
Ser pai é cuidar destes Anjos de Luz, dos pequeninos,
Os futuros pais de amanhã.
Ensinar-lhes o caminho do Bem,
Da Justiça e do amor,
E dar sua vida, se necessária for.



Homenagem aos pais

Homenagem aos pais

            Nesta semana do Dia dos Pais penso em homenagear aquele que batalha conosco no dia a dia, na difícil tarefa de educar os filhos. Há um texto de Kalil Gibran , que fala sobre a missão dos pais em relação aos filhos, onde o autor nos diz que na verdade os filhos não são nossos, foram deixados para que cuidássemos deles, mas não é nossa propriedade.
            É verdade que aos pais cabem a tarefa de colocá-los no mundo, educá-los, fazê-los crescer como cidadão e sempre através de exemplos mostrarem o melhor caminho. Neste mundo moderno onde a família perdeu seu significado como transmissora de valores e preceitos e onde tudo é mutável, essa tarefa é árdua. Parâmetros de conduta são necessários para que os filhos cresçam e se tornem adultos responsáveis e atores no mundo futuro, mas muitos pais não se sentem preparados para enfrentar esse desafio: a educação na sociedade moderna dos dias de hoje. Os valores mudam a cada dia. O que ontem era permitido, hoje já não o é e vice-versa.
            Não quero aqui questionar, nem colocar nenhum juízo de valores.  É claro que o meio e as facilidades que o mundo apresenta podem influenciar, negativamente ou não, na formação de caráter das crianças e adolescentes, mas grande parte desta formação ficará sob a responsabilidade da família, em especial dos pais. Amor, compreensão e tolerância não devem faltar para que o resultado seja o melhor possível. Por isso, este dia é dedicado a aquele que é a nossa ajuda, o nosso apoio na condução para uma educação mais eficaz.        
            Que São José, pai de Jesus, ajude os pais a encontrar o melhor caminho.  

Texto de Kalil Gibran- dedicados aos pais.    

Teus filhos não são teus filhos
São filhos e filhas da vida, anelando por si própria
Vem através de ti, mas não de ti E embora estejam contigo, a ti não pertencem.
Podes dar-lhes amor, mas não teus pensamentos, pois que eles têm seus pensamentos próprios.
Podes abrigar seus corpos, mas não suas almas, pois que suas almas residem na casa do amanhã, que não podes visitar sequer em sonhos. Podes esforçar-te por te parecer com eles, mas não procureis fazei-los semelhante a ti, pois a vida não recua; não se retarda no ontem.
Tu és o arco do qual teus filhos, como flechas vivas, são disparados... Que a tua inclinação na mão do Arqueiro seja para alegria.