segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O espelho


O ESPELHO

Olho... Procuro-me e não me encontro.
Não me reconheço na imagem refletida.
Estou diante de meu maior inimigo.
Aqueles olhos sem brilho, aquela boca sem viço,
Não me pertencem, não fazem parte de mim.
Não tenho vontade de sorrir,
Sinto-me humilhada, infeliz.

Ele era mais que um amigo,
Era meu companheiro de quarto, o meu troféu.
Presente nas horas mais íntimas de meu prazer.
Carregava-o por todo lado, mirava-o em cada esquina.
Mas o namoro acabou; quero-o longe, distante cada vez mais.
Ele me traiu, distorceu minha imagem.
Destruiu-me, me abandonou.

...
Decidi... Não mais o verei.
Não necessito mais de sua companhia,
Se cada vez que o vejo há uma ruga a mais na minha face,
Porque me sinto impelida a buscá-lo?
Antes o procurava nas festas, nas comemorações,
Era o meu último ato antes da aprovação social.
Tudo acabou, feneceu o nosso enlace.
Em pedaços, ele jaz aos meus pés.
...
Faz tempo que não o procuro, não sinto falta.
Encontro-me sossegada, feliz,
Já não tenho mais a necessidade da sua presença.
Aprendi a me amar, a respeitar o meu tempo.
Mas, ele está ali me chamando, quase implorando,
Que eu o olhe pela última vez.

Desnuda, ofereço-me em sacrifício e o que vejo:
As rugas estão ali, mas não mais me incomodam,
Elas representam a minha história, minha identidade,
Mesmo assim, sinto saudades do que trago na memória,
E que hoje são vestígios ou fotos de cabeceira.

Na face, reconheço traços maternos;
Acentuaram-se com a idade,
E sinto-me orgulhosa pela vida que levei,
Pelo que plantei.
Os anos me deram a sabedoria dos deuses,
E ele, o espelho, já não causa transtorno ou desilusão,
Sou o que vejo,
Sou a minha imagem refletida,
Mas aprendi que além do reflexo de minha imagem
Posso me ver com os olhos do coração.



2 comentários:

  1. Leone
    Esta pessoa maravilhosa que continua escrevendo MARAVILHOSAMENTE !!!
    Que orgulho tê-la como amiga !!!!

    Bjs !!!!

    Claudinha Mackssud M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudia. Eu é que agradeço de fazer parte de suas amizades. Que bom que gostou!Bjs.

      Excluir