quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Dia dos pais

PAI..

            Pai, aquele que Deus escolheu para representá-lo aqui na Terra, na difícil tarefa de educar os filhos. Voltamos a lembrar, como já fizemos aqui, que filhos não são nossa propriedade, mas apenas estão sobre a nossa responsabilidade.
            A primeira ideia é que ser pai nos dias de hoje, não é uma tarefa nada fácil, mas é muito bom, bom demais. Ser pai não é apenas a colaboração no ato da concepção, nem estar presente na hora do parto, para sair na fotografia ou no filme. Ser pai é ser um parceiro pra vida toda, nos bons e maus momentos. Sabemos que Amor, compreensão, tolerância e diálogo não devem faltar para que o resultado seja o melhor possível.
            Lemos em inúmeras literaturas que um ambiente familiar saudável, com valores e preceitos pré-definidos, uma conduta adequada diante dos problemas que surgem no dia a dia ajudam na difícil tarefa de educar. Mas, para a maioria da população isto é utopia, algo que simplesmente não se tem.
            Nos dias de hoje, a luta pelo pão de cada dia está cada vez mais difícil. Difícil educação de boa qualidade, lazer, saúde, difícil bons exemplos nesse mundo moderno. Lógico, as prioridades mudam de família para família.
            Com certeza se perguntar a um filho o que ele considera importante para ser um bom pai, ele dirá que é estar presente, nos bons e maus momentos; ser amigo, parceiro, alguém que ele possa confiar e contar quando precisar.
            Na maioria das vezes, salvo exceções, a criança vê o pai como herói, como o que sabe tudo; o adolescente o vê como inquisidor, o que cobra, o que não o deixa fazer o que quer; o filho adulto passa a reconhecer tudo que ele fez e a lhe dar valor. Aos poucos, com suas próprias prioridades, o pai vai ficando em segundo plano.
            Saber dessas fases, compreender e fazer com que essas situações não fiquem fora do controle é SER PAI. Saber o momento que o filho deve abrir as asas, decidir seu próprio destino, às vezes diferente do que queremos, é também SER PAI.
            SER PAI também inclui prepará-los para serem pais de seus filhos amanhã e para, quando velhinhos, nos tornarmos filhos novamente e eles nossos pais.
            Chego à conclusão que, na verdade, certas estão as crianças. É preciso ser super herói,           porque a vida nos dá algumas pistas, mas não nos dá a receita a ser seguida. A fórmula exata não existe. Não existe receita para a vida.
            Bom mesmo é a sensação da MISSÃO CUMPRIDA, vendo os seres humanos que nossos filhos se tornaram e que fizemos o nosso melhor, que conseguimos a dose certa que não tinha receita e aqui estão eles, com muito orgulho e com a nossa colaboração. Conseguimos... NOSSOS FILHOS... NOSSOS AMADOS FILHOS.
            Que São José, pai de Jesus, ajude os pais a encontrar sempre esse caminho... O MELHOR CAMINHO.  


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário